segunda-feira, 2 de maio de 2011

Windows 8 poderá reconhecer rostos, ligar e desligar o PC automaticamente


Sabe-se há quase um ano que a Microsoft pretende incorporar ao Windows 8 – seu próximo sistema operacional – um recurso de reconhecimento facial, a fim de tornar a identificação do usuário por parte do computador mais segura e – porque não? – divertida.
Neste momento, parece que a gigante está mais próxima de tornar seu desejo realidade. A informação parte de alguns sites que vêm revelando versões em desenvolvimento do SO.
O Slashgear, por exemplo, diz que um aplicativo capaz de detectar a presença humana já acompanha cópias prévias do sistema, o que atesta as imagens divulgadas pela Windows8Italia.
Os detalhes são escassos, mas, em junho do ano passado, slides de uma apresentação da Microsoft que vazaram já davam conta de uma tecnologia do tipo, compartilhada com parceiros da empresa.
Login automático
A partir de 2012, microfones, câmeras, GPS, acelerômetros e sensores de temperatura serão componentes comuns nos computadores, o que permitiria ao Windows 8 interagir com os usuários de maneiras diferenciadas.
“Amish chega ao seu escritório”, lê-se em um dos slides revelados – uma das várias situações hipotéticas apresentadas. “O sensor de proximidade do computador detecta seu movimento e “acorda” o sistema. Ao sentar na cadeira, o computador já estará pronto. Reconhecerá seu rosto e fará o login automaticamente”.
“Finalmente, quando Amish se levantar e deixar a sala, seu PC perceberá, fará o logoff e desligará”, finaliza o texto.
Sincronização de senhas
Outra possibilidade é que o novo SO elimine a necessidade de preencher nomes de usuário e senhas em diversos sites.
“O Windows 8 pode incluir uma ferramenta que armazena de forma segura todos os dados do usuário, de modo a simplificar a experiência online”, diz um slide.
Tal recurso seria essencial para outra função que a Microsoft pretende oferecer: a sincronização das opções de personalização, favoritos e documentos entre computadores com o sistema.
A Microsoft já dispõe do recurso de reconhecimento facial em produtos como o Kinect e o Xobox Live. A Lenovo, por sua vez, já possui algo similar em seus notebooks desde 2007. Se a função se tornar uma função padrão do Windows 8, seria uma ótima maneira de aproveitar as câmeras integradas a grande parte dos PCs de hoje em dia.


Fonte: PcWorld

Nenhum comentário:

Postar um comentário