segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tudo que você precisa saber sobre o ataque à rede do PS3

Após um silêncio que pareceu quase interminável, a Sony se pronunciou oficialmente ontem, 26/4, sobre o ataque e conseqüente fechamento de sua rede PlayStation Network (PSN). E as notícias não foram nada boas, já que a empresa afirmou que foram expostos dados pessoais dos mais de 70 milhões de usuários da PSN.
Na última semana, afabricante fechou o serviço aos usuários de seu console PlayStation 3 após detectar uma “invasão externa” em seus servidores. Para piorar a situação, a companhia se nega a discutir exatamente o que está acontecendo e a razão pela qual está demorando tanto para o serviço voltar a operar. Vale lembrar que a empresa disse originalmente que a PSN estaria de volta em “um ou dois dias” – a situação já dura uma semana e a nova previsão é cerca de mais uma semana a partir de ontem.
Para quem não conhece, a PlayStation Network permite que gamers joguem online uns contra os outros, acessem o serviço de música Qriocity e utilizem serviços de terceiros como Netflix e MLB.TV (alguns não disponíveis no Brasil). Por isso tudo, preparamos essa relação detalhada com os principais fatos desse caso que têm atormentado muitos jogadores de videogame na última semana.
Por que a PSN está offline?
A Sony diz ter fechado a rede na última quarta-feira, 20/4, após detectar uma “invasão externa” em seus sistemas. Não está claro o que isso significa, mas parece que um hacker mal intencionado conseguiu invadir a rede da empresa.
Além disso, em post publicado ontem a companhia afirma que entre os dias 17 e 19 de abril “determinadas informações de contas de usuários das redes PlayStation Network e Qriocity foram expostas como consequência de uma intrusão ilegal em nossa rede”.
Os meus dados foram expostos?
Sim. Como dito no início da reportagem, a Sony admitiu ontem por meio de seu blog oficial que foram expostos dados dos usuários como nome, endereço, país de residência, e-mail, data de nascimento e ID da PSN. Além disso, a empresa afirma que podem ter vazado também dados mais sensíveis como informações de cartão de crédito, mas lembra que não há nada que prove isso até o momento. Senhas e histórico de compras também podem ter vazado, segundo a empresa.
O que posso fazer?A fabricante japonesa aproveitou o post para aconselhar seus usuários a “ficarem especialmente atentos a golpes por e-mail, telefone e correio que peçam por informações pessoais” e lembra que a Sony nunca pedirá informações como números de cartão de crédito.
A empresa também recomenda que quando a PSN e a Qriocity estiverem online novamente os usuários mudem imediatamente suas senhas, e que aqueles preocupados com possíveis fraudes de cartão de crédito entrem em contato com suas respectivas operadoras de cartão de crédito.
Outro pedido da Sony é para que os usuários que usem a mesma ID e senha da PSN/Qriocity para outros serviços ou contas não relacionados também as alterem.
O grupo Anonymous não atacou a Sony neste mês?
Sim, no inicio de abril o grupo Anonymous iniciou um ataque contra o site Playstation.com. A Sony entrou na “mira” do grupo após ter processado o hacker George Hotz e outros que “desbloquearam” o console PS3 e então postaram suas descobertas na rede. O ataque original do Anonymous resultou em quedas intermitentes em alguns sites.
O Anonymous é responsável por esse novo ataque que resultou no fechamento da PSN?
O Anonymous negou ser responsável por essa chamada “invasão externa”, afirmando que “dessa vez nós não fizemos anda”. No entanto, o grupo não descartou a possibilidade de que alguns de seus membros possam ter agido por conta própria para derrubar a PSN. O Anonymous também sugeriu que a Sony pode ter tentado culpar o grupo pela sua própria incompetência após a fabricante afirmar no blog do PlayStation que estava investigando a “possibilidade de comportamento direcionado por um grupo externo.”
O que está acontecendo agora?
A Sony disse que está trabalhando para reconstruir seu sistema e trazer sua rede de volta o mais rápido possível, além de ter contratado uma empresa de segurança especializada para conduzir as investigações sobre o ataque.
Até o momento, a companhia não se pronunciou sobre quais as razões pelas quais sua rede estava vulnerável.
E vale lembrar que, no blog do PlayStation, a companhia afirma que a rede deve voltar ao ar dentro de uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário